Infopoint da Pampulha  | 008

TEMA

COMUNICADO

No ensejo de incentivar a reflexão e o debate entre os acadêmicos, a Projetar.org vem por meio deste publicar a nota enviada pelo grupo Perene Sigilo manifestando-se a respeito da decisão final sobre os resultados do Concurso 008.

A defesa pode ser acessada no link: http://www.projetar.org/Nota%20de%20Resposta%20_%20Perene%20Sigilo.pdf

---------------------------------------

COMUNICADO - 23/12/2014

Cascavel/PR, 22 de dezembro 2014

A Projetar.org vem por meio deste comunicado informar que foi concluído no dia 22/12/2014 o processo de revisão do resultado do Concurso 008 – Infopoint da Pampulha, publicado no dia 15/12/2014.

A revisão se fez necessária em razão de, após a publicação dos resultados, ter sido levada a conhecimento da Projetar.org a semelhança existente entre o projeto então publicado como vencedor do Concurso 008 e o projeto ganhador do concurso AMSTERDAM Iconic Pedestrian Bridge promovido pela AC-CA Architectural Competition dos autores espanhóis Nicolas Montesano, Victor Vila e Boris Hoppek (disponível no link http://www.ac-ca.org/en/amsterdam03winners).

Considerando que o processo regular de avaliação das propostas pelo júri ocorreu sem conhecimento da existência das semelhanças entre estes projetos, a Projetar.org, com o suporte de sua assessoria jurídica, julgou ser necessário levar a conhecimento do júri tal situação, solicitando que este reavaliasse o resultado do julgamento das propostas sob a luz da legislação vigente sobre direitos autorais – em especial a resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil N° 67, de 5/12/2013, Capítulo V, do Plágio na Arquitetura e Urbanismo.

Uma vez que o júri considerou a possibilidade de plágio plausível, o Portal Projetar.org ofereceu à equipe vencedora o direito de resposta. A equipe respondeu esclarecendo que não houve tentativa de cópia, e que o grupo não estava ciente da existência do projeto AMSTERDAM Iconic Pedestrian Bridge. O grupo apresentou uma comparação detalhada entre os dois projetos, considerando os critérios estabelecidos pelo CAU, (que pode ser conferido na íntegra no link http://www.projetar.org/008-INFOPOINT-DA-PAMPULHA-COMUNICADO-22-12-2014.pdf) cuja conclusão é de que cada um tem características únicas e intransponíveis, tais como lugar e programa. Apresentou, ainda, um caderno que registra o desenvolvimento do projeto.

Após analisar as semelhanças entre as propostas e o material apresentado pela equipe sob a luz do já mencionado Capítulo V da Resolução 67 do CAU, o júri concluiu que existe entre os projetos relevante semelhança, ou reprodução, nos quesitos partido topográfico / estrutura e forma volumétrica / espacial. Uma vez que os jurados consideraram haver semelhança em dois dos três quesitos previstos na resolução, independentemente de que tenha havido uma coincidência de ideias, reprodução intencional ou referência projetual, fica configurada situação a qual importa na desclassificação do projeto para fins de premiação.

Todo o processo de reavaliação do resultado do Concurso 008 foi acompanhado pela assessoria jurídica da Projetar.org, sendo que o parecer na íntegra do advogado responsável sobre a legalidade do processo e consequente validade de seu resultado pode ser conferido na íntegra no link http://www.projetar.org/008-INFOPOINT-DA-PAMPULHA-COMUNICADO-22-12-2014.pdf

Estando assim desclassificada a equipe Perene Sigilo, o Portal Projetar.org divulga nesta data, 22/12/2014, o resultado oficial da competição.

Apesar de a posição final ter cabido ao júri, a Projetar.org, representado pelo coordenador do concurso Caio Smolarek Dias, gostaria de manifestar que apoia a decisão dos jurados.

Consideramos o fato ocorrido lamentável, principalmente pelo fato de ter sido identificado apenas após a publicação dos resultados, causando transtornos a todos os participantes e também ao júri, que voluntariamente dispôs de seu tempo muito além do previsto.

É importante ressaltar que não está em questão a intencionalidade da semelhança entre os projetos, mas sim o seu resultado. Entendemos, principalmente após a defesa apresentada pela equipe, que o projeto tem mérito e foi desenvolvido por um grupo muito capaz – tanto que foi premiado em dois concursos anteriores da Projetar.org dos quais o coordenador deste concurso participou pessoalmente como jurado.

Reconhecemos, ainda, que o tema do plágio e dos direitos autorais na arquitetura é de fato polêmico e precisa ser discutido com mais profundidade, pois o limite entre uma referência e uma cópia é extremamente tênue. Acreditamos na arquitetura enquanto linguagem, e como bem lembrou o grupo, um dos grandes mestres da arquitetura moderna já a enxergava de tal maneira.

Assim, ao promover a revisão dos resultados do Concurso 008, o objetivo da Projetar.org não foi oferecer uma resposta definitiva sobre o assunto e muito menos promover acusações, mas sim incentivar a reflexão e o debate sobre uma questão tão pertinente e necessária na prática acadêmica e profissional da arquitetura.

Neste sentido, surpreendeu-nos positivamente a ampla discussão que se desenvolveu nas redes sociais sobre o assunto – e que temos certeza que não se limitou a este canal – visto que independente de opiniões e conclusões, a exposição e discussão de ideias é o principal caminho para a evolução e desenvolvimento – o que, em última análise, é a missão e razão de existência da Projetar.org.

Tanto é nosso principal interesse o desenvolvimento dos acadêmicos que participam dos concursos, que recentemente foi implementado um sistema de feedbacks para as equipes – iniciativa que vinha sendo desenvolvida há meses e que é inédita mesmo em concursos internacionais.

Concluímos pedindo desculpas a todos os envolvidos pelos transtornos causados, em especial àqueles que em algum momento do processo possam ter se sentido injustiçados.

Projetar.org

 

---------------------

 

AVISO IMPORTANTE 19/12/2014

 

A Projetar.org vem através deste comunicado informar que sua comissão de jurados analisou entre os dias 16 e 17/12/2014 a admissibilidade de uma denúncia de potencial plágio existente no Concurso número 008 - Infopoint da Pampulha.
 
Nesta análise, o júri concluiu que a denúncia é plausível, de acordo com os critérios estabelecidos na resolução do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil N° 67, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2013, capítulo V.

No dia 18/12 foi então oferecido à equipe em questão o direito de defender-se, sendo que tal defesa foi elaborada pela equipe e recebida pela Projetar.org hoje esta manhã.

Deste modo, o corpo de jurados está novamente analisando a questão, considerando a defesa entregue pela equipe.

Assim, a Projetar.org solicita a seu público a gentileza de aguardar até 22/12/2014, data na qual o resultado da avaliação desta situação excepcional deverá ser tornada pública através dos meios utilizados para a divulgação do próprio edital e do concurso.

Cabe ressaltar que todo este processo é reflexo do compromisso do Portal Projetar.org em promover competições transparentes.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Equipe Projetar.org

----

AVISO IMPORTANTE 17/12/2014

A Projetar.org vem através deste comunicado informar que neste momento está, através de sua comissão de jurados, analisando uma denúncia de potencial plágio existente no Concurso de número 008 - Infopoint da Pampulha. 

De acordo com o edital no que se refere ao Processo de Avaliação, incumbe: "A partir da finalização da avaliação pelos jurados, o Portal Projetar.org terá 5 (cinco) dias para organizar a premiação, certificados, comunicar os parceiros e publicar os resultados no portal".

Em vista desta situação, o resultado ainda não pode ser considerado finalizado, em vistas da necessidade de avaliação da situação de acordo com os parâmetros dados pelos organismos responsáveis na área arquitetural, além dos parâmetros legislativos existentes e vigentes no Brasil.

A análise será feita pelos jurados, como dito acima, em vista do próprio edital determinar, no quesito Soberania dos Jurados, que "O júri do concurso é soberano em suas decisões, desde que respeitadas as disposições do Edital no processo de avaliação das propostas. Não cabe, portanto, qualquer espécie de recurso sobre o resultado do concurso".

Ao determinar a inexistência de recurso no Edital, o mesmo se refere a inexistência de recurso a outro órgão que não ao próprio corpo do júri, que em função de expressa ilegalidade, se este for o caso, não só pode como deve reavaliar suas posições.

Para tanto, a Projetar.org solicita a seu público a gentileza de aguardar até a data de 19/12/2014, data na qual o resultado da avaliação desta situação excepcional deverá ser tornada pública através dos meios utilizados para a divulgação do próprio edital e do concurso.

Desde já agradecemos a compreensão de todos.

Equipe Projetar.org

 

----

Para o cenário da arquitetura e do urbanismo modernistas, Belo Horizonte desempenha papel de protagonista. Considerada a primeira cidade moderna planejada do brasil, é palco de um dos maiores ícones da arquitetura mundial do século XX, o complexo da Lagoa da Pampulha.

O então Prefeito Juscelino Kubitchek contratou para a empreitada o renomado urbanista francês Alfred Agache; promoveu um concurso nacional de arquitetura e, após ambos não terem gerado os resultados esperados, contratou o jovem arquiteto Oscar Niemeyer para realizar o projeto.

Niemeyer viu na Pampulha “a oportunidade de contestar a monotonia que cercava a arquitetura contemporânea, a onda de um funcionalismo mal compreendido que a castrava, dos dogmas de ‘forma e função’ que surgiam, contrariando a liberdade plástica que o concreto armado permitia”[1].

Inaugurado em 1943, o complexo da Pampulha se tornou símbolo da arquitetura moderna brasileira e até hoje é um destino muito visitado por turistas de todo o mundo, em especial arquitetos, interessados em observar um dos primeiros exemplos do modernismo do país. Entende-se que Belo Horizonte, a 6ª cidade mais populosa do Brasil, necessita abrigar os visitantes da Lagoa da Pampulha com adequada infraestrutura.

Assim, a proposta do concurso 008 da Projetar.org é que os estudantes projetem um InfoPoint na Lagoa da Pampulha - um centro de informações turísticas, históricas e arquitetônicas destinado a receber com conforto visitantes de todo o mundo interessados neste ícone mundial da arquitetura do século XX.

[1] NIEMEYER, Oscar. As curvas do tempo: memorias. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

EDITAL

>> EDITAL

PRAZOS

06/10/2014 - Lançamento do concurso;

13/10/2014 - Lançamento do edital e abertura das inscrições;

17/11/2014 - Prazo final para inscrições das equipes;

24/11/2014 - Prazo final para entrega das propostas pelas equipes inscritas;

15/12/2014 - Publicação dos resultados no Portal Projetar.org

PRÊMIO

Primeiro colocado: R$ 2.300,00 + publicação do projeto em revistas, sites, redes sociais e blogs parceiros + certificado;

Segundo colocado: R$ 1.700,00 + publicação do projeto em revistas, revistas, sites, redes sociais e blogs parceiros + certificado;

Terceiro colocado: R$ 1.000,00 + Publicação do projeto em revistas, sites, redes sociais e blogs parceiros + certificado;

Menções honrosas (até duas): publicação do projeto em revistas, sites, redes sociais e blogs parceiros + certificado.

JÚRI

Cesar Jordão

Arquiteto-urbanista pela FAU UFRJ e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) pela UFRJ.  Atuou junto a diversos escritórios no Rio de Janeiro e trabalhou junto às equipes de Indio da Costa, Glauco Campello, Roberto Segre, Heitor Derbli e Lompreta Nolte. Desenvolve atividades de coordenação e projetos comerciais, residenciais e de arquitetura efêmera além de pesquisa em fabricação digital e desenho paramétrico.

Atualmente compõe o conselho deliberativo do IAB-RJ. Arquiteto responsável pelo projeto do Centro de Operações da FIFA – Forte de Copacabana/Sofitel e pelo Projeto Urbano da Jornada Mundial da Juventude. Jurado na VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo – Cádis 2012 Espanha. Vencedor do Edital Faperj de Pesquisa em Desenho Paramétrico.

 

Lula Gouveia

Formado em engenharia civil em 2001 na Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalhou durante seis anos na area de fundacoes onde atuou em grandes obras.Em 2002 ingressa na Faculdade de Arquitetura  e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, neste periodo trabalhou em  diversos escritorios de arquitetura fazendo a ponte entre engenharia e arquitetura. Em 2007  no ano seguinte ingressa como socio do Superlimao Studio onde atua na criacao de projetos e implantacao.

 

Renata Bolliger

Graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2009 pela FAU-UFRJ com parte dos estudos realizados na ENSAT – Toulouse, França. Integra a equipe de design do escritorio Indio da Costa A.U.D.T desde Junho de 2011, trabalhando em projetos de design expositivo de diversas escalas e temas: pontos de venda, cenografia de eventos e de exposições.

Publicou o projeto “do Leme ao Pontal” para a matéria “Rio na Cabeça”, da Revista O GLOBO, desdobramento do projeto “Orla Contínua”. Participou pelo escritorio NE Arquitetura do projeto premiado com menção honrosa no concurso Europan10: Copenhagen; e da equipe premiada no concurso Morar Carioca, com o escritório RUA Arquitetos.



INSCRIÇÃO

Podem se inscrever grupos de no máximo 5 (cinco) integrantes, compostos por estudantes brasileiros e/ou estrangeiros, devidamente matriculados em cursos de graduação em arquitetura no Brasil e/ou no exterior, que possam comprovar suas matrículas.

A taxa de inscrição por grupo é de R$ 100,00.



Inscrições Encerradas!

VENCEDORES

    PRIMEIRO COLOCADO

    DILETANTE

    Mariana Ventorini do Rego - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Bernardo do Campo/SP
    Hingrid Lima Fernandes - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - Cotia/SP
    Daniela Ramos Carvalho - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Bernardo do Campo/SP
    Yara Meirelles de Azevedo Bello - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Paulo/SP
    Marina Boscov Olivi - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Paulo/SP

    SEGUNDO COLOCADO

    BINTANG ARQ

    Eduardo Cezar Kopittke - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS - Porto Alegre/RS
    Gabriel Wosiack Teixeira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Porto Alegre/RS - Porto Alegre/RS

    TERCEIRO COLOCADO

    TR3S + 1

    Nara Helena Diniz Boin - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Bernardo do Campo/SP
    Eduardo Dugaich Tavares de Oliveira - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Paulo/SP
    José Antonio Azevedo Amorim Junior - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Paulo/SP
    Bruno Cerri Santucci - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - Santana de Parnaíba/SP

    MENÇÃO HONROSA

    K29_arq

    Gabriel Augusto Nunes Prado - Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Puc Goiás - /GO - Goiânia/GO

    MENÇÃO HONROSA

    LX_351

    Eduardo Saguas Miller - Universidade Presbiteriana Mackenzie - MACKENZIE - São Paulo/SP - São Paulo/SP

parceiros Entidades e empresas que apoiam o portal